MÚSICA E DANÇA NO NORDESTE
REPORTAGEM
O nordeste é conhecido como uma das principais regiões festivas em todo Brasil. A música e a dança nordestina são responsáveis por levar um pedacinho do sertão pelo país afora.
Influenciada pela cultura indígena juntamente com a miscigenação dos escravos africanos e a colonização portuguesa, a cultura musical nordestina é a representação das matrizes étnicas que convivem por séculos e com a fusão de vários estilos o que a torna bastante diversificada.
As músicas folclóricas quase sempre são acompanhadas de danças e instrumentos artesanais.
Influenciada pela cultura indígena juntamente com a miscigenação dos escravos africanos e a colonização portuguesa, a cultura musical nordestina é a representação das matrizes étnicas que convivem por séculos e com a fusão de vários estilos o que a torna bastante diversificada.
Na dança, destacam-se estilos como o Frevo, típica de Pernambuco, é considerada como patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Seu nome tem origem do termo “ferver” devido ao seu “ritmo quente” e animado com passos rápido e instrumentos artesanais. O frevo revelou artistas como Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. As músicas folclóricas quase sempre são acompanhadas de danças e instrumentos artesanais. Há também o ritmo conhecido como Coco, que trata-se de uma dança com formação em roda ou fileiras, na qual os participantes dançam em pares ou sozinhos, o “tirador” canta uma linha melódica e os dançarinos repetem em seguida.
Na década de 80, também na Bahia, surgiu o Axé music, que passou a ser o principal ritmo do carnaval, antes representado pelo frevo. Dentre seus precursores estão Luiz Caldas, Chiclete com Banana, Daniela Mercury, Timbalada e Olodum. Hoje é representado internacionalmente por Ivete Sangalo, considerada por anos como cantora mais popular do país.
Também em território baiano, nasceu João Gilberto considerado entre todos os outros precursores da Bossa Nova: Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Luiz Bonfá, sendo este o ritmo brasileiro mais conhecido no mundo.
Você pode encontrar esses ritmos arretados aqui na cidade de São Paulo. Nós, do Nordeste SP, separamos locais especiais com ótimas avaliações para que você encontre o local ideal para você se divertir. Veja a seguir:
Canto da Ema
.jpeg)
Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 364 - Pinheiros, São Paulo
Site: www.cantodaema.com.br
A programação da casa dedica-se apenas ao forró. Nomes de peso, como Dominguinhos já animaram o local, que já tem doze anos de existência. Aos domingos, promove uma grande festa forrozeira. Para quem não conhece, uma dica: às quintas e aos sábados, das 20h30 às 21h30, e aos domingos, das 17h às 18h, é oferecida uma aula paga de dança.
Avaliações:
.jpeg)
REMELEXO BRASIL
.jpeg)
Endereço: R. Ferreira de Araújo, 1076 - Pinheiros, São Paulo
É um dos redutos do forró em São Paulo. Com doze anos de existência, a casa atrai muitos fãs do gênero com sua programação. Já estiveram presentes, por exemplo, nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho e Falamansa. A casa possui também aulas de dança às quintas, sextas e sábados, das 19h45 às 21h30, e aos domingos, das 16h45 às 18h30 – os interessados devem apenas chegar com antecedência e preencher um cadastro.
Avaliações:
.jpeg)
ROMA DANÇAS
.jpeg)
Endereço: Rua Roma, 485 - Lapa - São Paulo
Site: www.romadancas.com.br
No Roma Danças podemos encontrar vários tipos de gêneros musicais do nordeste. O espaço pode receber 400 pessoas sentadas e 700 em pé, podendo receber centenas de pessoas aos finais de semana. Localizado na Rua Roma, na Lapa, a casa é uma ótima opção para você que é eclético e gosta de dançar a boa e velha música nordestina.
Avaliações:
.jpeg)
Gostou das nossas dicas? Fique por dentro da nossa agenda e confira eventos especiais separados especialmente para você.

Por Felipe Martins
R.A.: 918210015
Foto tirada no local por Felipe Martins
Foto retirada do site
Foto retirada do site