top of page

ARTE COM AS MÃOS E A HISTÓRIA

ARTIGO

       Todos nós já nos deparamos com o artesanato nordestino, como a famosa colcha de retalhos, o balaio de palha, a flauta de bambu, panelas de barro, colher de pau, a namoradeira da janela e até o presépio. Alguns desses itens já fizeram parte de algum momento na vida dos paulistas. Esta atividade advinda do trabalho manual de artesãos, é de grande importância na cultura nordestina, que faz parte da cultura de São Paulo há bastante tempo e que foi trazida para o sudeste do Brasil através da migração dos nordestinos entre as décadas de 1950 a 1970.

NAMORADEIRA.jpeg
PANELA DE BARRO.jpeg

         A origem da produção desses objetos compõe a variedade dos tipos de artesanato. Este trabalho manual costumava ser uma ocupação secundária e complementar dos artesãos que os produzem. Sua característica principal é a utilização de matérias primas oriundas da fauna e flora que variam em cada estado, como a palha, juta, fibra de troncos, o cipó, bambu, bucha orgânica, cera de abelha, vime, areia colorida, tinta de casca de árvore, pedras, conchas, barro e argila, casca de coco, chifre e couro de animais, penas, madeira, ossos, dentes, flandre, casca de tartaruga, sucata e outros. Além disso, a tradição barrista dos índios juntamente com as experiências da colonização portuguesa e dos escravos africanos, contribuíram para o artesanato de barro.

           Os tipos mais comuns de artesanato nordestino são as peças de cerâmica, tecelagem, rendas, cestarias de palha, ponto-de-cruz, rococó, bordados, além dos instrumentos musicais como o bumbo e a zabumba. Estes produtos podem ser encontrados em São Paulo na Feira de Artesanato que acontece frequentemente no Centro de Tradições Nordestinas, na Associação Pontos Solidários Loja de artesanato Brasileiro e também no famoso Largo treze, conhecido como a filial do nordeste, além de outros locais espalhados pela cidade. Também é possível encontrar peças em alguns sites especializados como o nordesteartesanatos.com.br e artesanatosustentavel.com.br. A diversidade de peças, cores, materiais e formatos podem ser agregados a qualquer tipo de decoração e atende diversos gostos. 

BOLSA 2.jpeg

           Além de enfeitar, o artesanato nordestino traz a história da existência, da miscigenação e de lutas. A partir do momento que você adquire esses produtos, você não somente fortalece a cultura, mas ajuda a classe de artesãos que têm esta profissão como única fonte de renda e que, muitas vezes, é desvalorizada. Do ponto de vista econômico, a atividade artesanal deve se tornar uma atividade de mercado, fugindo da informalidade e como fonte de subsistência. Porém, por se tratar de uma atividade manual, de aparência rústica com mão de obra e matéria prima barata, essa atividade é menosprezada e, por falta de conhecimento, as pessoas não se dão conta que estes produtos já fazem parte da rotina dos paulistas há bastante tempo e têm grande importância. A divulgação da informação deve passar adiante, fortalecendo os laços com o nordeste e sobrepondo o preconceito dessa cultura que faz parte do Brasil, faz parte de todos nós.

Referências

Artesanato do Nordeste do Brasil, Semira Adler Vainsencher - Fundação Joaquim Nabuco;

Conheça a tradição do artesanato do Nordeste, Adelmario Coelho - Blog.

A cultura Nordestina preservada em São Paulo, Por: Mishelly Aloisio, Diogo Figueiredo, Charles Sousa, Camila Fiúza e Sandra Regina - Jornal Laboratório.

CAROLINE.jpeg
Por Caroline Farias
R.A.: 918122354

2019 - Agência Yes - Projeto Dicente Uninove

  • @NordesteSP
  • @yesagencyuni9
bottom of page