O NORDESTE E SEUS TEMPEROS
ENTREVISTA
Quer conhecer mais da culinária nordestina? Vamos fazer um pequeno tour e descobrir quais são os principais pratos de cada estado e seus ingredientes.
O Nordeste é composto por nove estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) que são conhecidos pelas suas belas paisagens, praias, pelo calorão e também por sua culinária. Quem é nordestino, tem parentes, amigos ou até quem gosta de um bom tempero, provavelmente já ouviu falar ou já experimentou alguma receita típica destes estados. Muitas pessoas não conhecem a origem, como é feito ou até mesmo os temperos que são usados nessas iguarias. Alguns ingredientes são de origem africana como por exemplo: o azeite de dendê, leite coco e o feijão.
Ainda na época da escravidão, os portugueses usavam desses ingredientes para compor seus pratos e o que sobrava ficava para os escravos, que utilizavam fazendo algumas combinações. Assim surgiram as comidas típicas de cada região. Outro costume que vem desde essa época mas que continua muito presente nessa região é a carne de sol, onde seu preparo consiste em deixar a carne mantida no sal, assim ela pode ser armazenada em locais sob altas temperaturas sem precisar de refrigeração, mantendo sua qualidade. Cada estado tem seu prato típico, seu toque especial, então a sugestão é deixar a dieta de lado e se jogar nessa imensidão de sabores.

Vatapá Maranhense
Listamos os principais pratos de cada estado para que você escolha o mais saboroso e se sinta um pouquinho em cada região!

Arroz de Cuxá
BAHIA: a herança africana deixou traços inconfundíveis na culinária baiana. Grande parte dos seus pratos são feito com azeite de dendê o que dá um sabor especial baiano e utilizam muitos frutos do mar, peixe ou camarão. Alguns dos principais pratos do estado são o famoso acarajé, abará, vatapá baiano, bobó de camarão entre outros.
PERNAMBUCO: a culinária pernambucana é bastante variada. Entre doces e salgados, o que mais se destaca é a tapioca, que é feita da goma extraída da mandioca e pode ser recheada com os mais variados ingredientes. Vale lembrar da insuperável dobradinha, feita de bucho, tripas e linguiça de boi, cortadas em cubinhos, refogadas e cozidos com feijão branco.
MARANHÃO: o forte da cozinha maranhense são os frutos do mar, mas se esse não é o seu gosto, fique tranquilo! Esse estado traz pratos para todos os gostos. Seus pratos mais conhecidos são: arroz de cuxá, peixada maranhense, arroz maria isabel, caldeirada maranhense, juçara, caranguejos, arroz do mar, ostras, e o famoso Guaraná Jesus.
CEARÁ: muitos de seus pratos são bem parecidos com a dos outros estados. Seu diferencial é a forma de preparo. Por ser uma região litorânea, o uso de peixes e frutos do mar foram incluídos em seu cardápio como a peixada cearense, que está presente desde os restaurantes mais simples até os mais sofisticados.
RIO GRANDE DO NORTE: por ser um dos maiores produtores de camarão do país, o crustáceo é um dos principais ingredientes da cozinha potiguar, assim como os outros frutos do mar. Vale destacar também, os doces que são produzidos com frutas típicas da região.
PARAÍBA: o carro chefe da cozinha paraibana é o Rubacão, feito com feijão, arroz, queijo coalho e carne de sol ou charque (carne salgada e seca ao sol). Esse prato pode ser encontrado em qualquer restaurante pelo estado. Além disso, não podemos esquecer de falar do famoso bolo de rolo, que é uma massa que lembra muito o pão de ló recheado com doce de goiaba, enrolado e coberto de açúcar.
ALAGOAS: assim como no estado do Ceará, os pratos com peixes e frutos do mar são muito comuns. Mas o estado ainda conta com outros ingredientes, como o coco e as frutas do semiárido e do litoral. O destaque desta culinária vai para Siri mole ao coco, o prato que leva os dois principais ingredientes do estado (Siri e Coco) também é acompanhada com muitos legumes e farofas.
PIAUÍ: a culinária é feita à base de carne, principalmente carne de sol e frutas locais, como manga e Caju. Um diferencial desse estado é o Capote, popularmente conhecido como a galinha de angola. Por ter influências indígenas, alguns ingredientes são bastante utilizados em seus preparos como a farinha de mandioca, coentro, cebolinha, pimenta de cheiro, azeite de coco e corante natural extraído do urucum.
SERGIPE: estado que também pertence à região litorânea, seus principais pratos são compostos com frutos do mar. O principal prato, o Caranguejo, pode ser encontrado em qualquer canto. Esse prato é bem famoso pela forma como ele é consumido: com o uso de um martelo para quebrar o casco, começando pelas patas e garras e depois pelo corpo. Outro alimento local muito conhecido é a fruta Mangaba, que é utilizada na fabricação de doces, sucos e sorvetes. Uma curiosidade sobre essa fruta é que se for consumida verde, pode levar a sérias complicações de saúde e até a morte.
Para continuar falando dessa culinária rica e saborosa, fomos até o CTN no bairro do Limão conhecer a culinária típica do sertão e entrevistar uma das pessoas responsáveis por trazer o sabor marcante de lá.
O Nordeste SP entrevistou Graziele, que trabalha há 8 anos no restaurante Cordel e Sabor no CTN - Centro de Tradições Nordestinas em São Paulo. De sorriso tímido, ela aceitou ser entrevistada por nós, desde que não fosse tirada nenhuma foto. Ela trouxe em sua bagagem a raiz nordestina e coloca seu coração na preparação dos mais diversos pratos típicos nordestinos, sem medir esforços para entregar o melhor do sabor marcante do sertão.
.jpeg)
Baião de dois do Cordel & Sabor
“Por aqui todo mundo que chega, a primeira coisa que faz é pedir o baião de dois. Ele é o nosso carro chefe, eu até estranho quem vem aqui e não pede o baião".
Com 31 anos, Graziele nasceu no Ceará e veio para São Paulo quando ainda era criança, com sua família, que buscava melhores oportunidades de emprego. Ela casou-se com um piauiense e tem quatro filhas. A mais velha lhe ajuda na cozinha do CTN nos dias de menor movimento, “ Não coloco ela para cozinhar, mas me ajuda lavando os pratos e preparando alguns temperos. Até que ela gosta de ficar aqui comigo”, conta.
Apesar das comidas típicas tradicionais no CTN, hoje vivemos um Boom na gastronomia que são os pratos que, incrementados com ingredientes mais sofisticados, se tornam o famoso gourmet. Questionada sobre essa nova forma de cozinha, Graziele diz que é muito incomum algum cliente pedir algo diferente nos pratos. “Cerca de 95% dos clientes que chegam aqui, são nordestinos que prezam muito pelo tradicional. Aqui nunca pediram nada de gourmet, a não ser os veganos, que pedem um ovo frito no lugar da carne, mas fora isso, esse negócio de gourmet não chegou aqui. Ainda bem! (risos)”. E por falar em prato tradicional, a especialidade mais pedida no Cordel e Sabor é o famoso Baião de dois. Ela diz esse prato é o recorde de vendas no CTN. “Por aqui todo mundo que chega, a primeira coisa que faz é pedir o baião de dois. Ele é o nosso carro chefe, eu até estranho quem vem aqui e não pede o baião", ressalta.
O povo nordestino traz na sua essência a batalha do dia a dia para conseguir construir sua casa, cuidar e dar um futuro melhor para seus filhos, diferente do que a maioria teve no Nordeste onde muitas vezes a vida é difícil e sem muitas oportunidades. Falando em sonhos e realizações, apesar da rotina corrida, a simpática cozinheira confessou um sonho muito pessoal que infelizmente não deu tempo de ser concretizado: “Se eu pudesse preparar um prato para alguém seria para minha madrinha que faleceu há alguns anos. Sempre que falava com ela por telefone, prometia que quando voltasse à nossa cidade, eu cozinharia o baião de dois para ela provar do meu tempero. Acho que é isso que faz com que o nosso baião seja um sucesso. Cozinho como se estivesse fazendo para ela!”.
Ficou curioso (a) para experimentar o saboroso tempero da Graziela, ou de outros restaurantes do local? Basta ir direto ao CTN! Confira a programação no site: www.ctn.com.br.
